Educação nos Museus: Terceira aula

Compartilhe no orkut
Na aula do dia 13/09 a professora dividiu a turma em grupos e cada grupo ficou com uma parte do texto "Oficina da Palavra e do Objeto: Um convite" de Magaly Cabral. O meu grupo ficou com a segunda parte do texto, "Mediação simbólica" onde fala que o homem se relaciona com o mundo através de meios simbólicos, e o museu atua como mediador nesta relação. Tudo que está no museu é significativo, pois o visitante interpreta o significado do que está exposto a partir de suas experiências pessoais. Um objeto foi criado para ter um significado, mas pode se tornar um signo, e quando ele está no museu, já estamos dando-lhe um significado Quando ele é tirado da reserva técnica e exposto, estamos (re)significando aquele objeto. "Podemos afirmar, pois, que o museu é um repositório de signos e que, com isso, ele mesmo é um signo" (CABRAL, 2010, pág. 6). O texto também fala que o museu é um meio de comunicação "cujas palavras são objetos museológicos"  (CABRAL, 2010, pág. 7). Este meio de comunicação é mostrado através do ponto de vista dos funcionários do museu, portanto, não é algo neutro. O visitante irá decodificar o que está sendo dito e vai relacioná-lo com o que presume, o que resulta em reações diferenciadas. Freire diz que o diálogo transforma o mundo, mas chama atenção para algo perigoso: quando um deposita ideias no outro, sem oportunidade do diálogo. É o que acontece em muitos museus, seria interessante exposições com locais em que o público possa se manifestar. A autora defende de que o museu não foque sua atenção no objeto, e sim no que aquele objeto pode oferecer em relação a realidade do visitante. É importante haver uma ação educativa no museu, onde possa haver trocas e diálogos com os visitantes.
A partir do texto então, gerou-se discussões e este foi relacionado a outros aspectos já tratados no curso ou observados pelos estudantes, como por exemplo:
Objeto semióforo - Objeto que perde o seu objetivo/função e passa a ter uma ressignificação. Alguns objetos são criados para serem semióforo, terem uma significação desde sua criação.
- O museu histórico quase nunca instiga o olhar, ao contrário dos de arte.
- O excesso de informações pode prejudicar a instituição museal assim como a ausência da mesma.
- O papel educativo do museu é desprestigiado pelas próprias instituções, geralmente deixada por último depois de tudo estar concluído.
Fonte: CABRAL, Magaly. Oficina da Palavra e do Objeto. In: Revista do Professor: Museu da República. 2010
Fonte: http://www.toonpool.com

No dia 20/09 não houve aula pois era feriado da Revolução Farroupilha.
No dia 27/09 a aula foi na PUC, porém não compareci devido a falta de informações.
No dia 4/10 não haverá aula devido a Semana Acadêmica.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...